quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O poder da aculturação


Na sequência do post que fiz há dias sobre as representações sociais gostaria de vos mostrar um vídeo que me enviaram por e-mail e que põe a nu um dos efeitos catastróficos da tão saudada sociedade da informação, quando é dominada, como acontece nos países da Europa Ocidental e da América do Norte, por uma única cultura que mantém ainda os tiques etnocêntricos dos tempos da colonização e que tem, com ou sem intenção, tentado impor apenas os seus valores, descaracterizando todas as outras culturas.
Esta situação está a dar origem a estereótipos que a partida vão transformar membros de outros grupos culturais em indivíduos inadaptados, com baixos níveis de auto-estima, com todos os problemas que daí resultam.
Neste vídeo várias crianças afro-americanas, são convidados a escolher e a justificar a escolha entre duas bonecas uma de cor preta e outra de cor branca.
Fazem também alguns comentários qualitativos sobre as duas bonecas e se não me choca muito o facto de uma das crianças dizer que a boneca de cor branca é mais bonita, mas quando identifica a boneca de cor branca como boa e a de cor preta como má aí a situação é muito mais grave.
Como será que estas crianças se vão sentir quando crescerem?


Saudações


O Viajante


video

4 comentários:

Shin_Tau disse...

Olá Viajante,

não sei se me consigo pronunciar sobre este assunto, pois acho que não estou na posse de todos os pormenores desse estudo. O vídeo que partilha mostra uma parte pequena de algo que foi feito. Como foi feito? Que tipo de crianças foram escolhidas? Quantas? Há tantas condicionantes que não foram explicadas e que são fundamentais para compreender as respostas das crianças.

Todavia, não deixa de ser assustador que algumas crianças de raça negra considerem a boneca negra a má. O meu coração fica destroçado só de pensar nessas autoestima, nos valores, na motivação. Mas agora que um negro chegou à presidência dos EUA, acredito que isso irá mudar.
No entanto, envio de todo o meu coração a minha energia crística para esses seres especiais.

Obrigada pela partilha.

Shin_Tau

Shin_Tau disse...

Obrigada pelo seu comentário e palavras de força. Não sei como posso mudar essa situação, como posso impulsionar essas mudanças, mas continuarei a tentar!

Um abraço enorme

Salamandra disse...

Meu amigo
Fiquei um pouco transtornada a ver este video, como é possivel!!!são crianças a qualificar já que negro é mau, feio,branco é bonito e bom Caramba!!!será que nós todos enquanto educadores estamos a falhar tanto!! p que está a ser incutido a estas e outras crianças, que adultos estamos a formar.Fiquei perplexa mas obrigada por mais este abanão.

P.S. obrigada pelo carinho,conselhos,compreensão, acho que chegou uma mensagem á sua caixa de correio (rs,rs)
Sempre aquele abraço de alma
Salamandra

Salamandra disse...

Olá Viajante
voltei aqui agora não para falar do post mas para lhe dizer que ontem á noite fiz uma selecção de videos musica´os seus conselhos fizeram-me pensar, se puder vá até lá e veja tem paisagens lindissimas, gosto da voyage.

Um abraço de alma
Salamandra