segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Sistema de Defesa anti- Missil


Afinal porque é que os russos ficam com os cabelos em pé com o facto de terem junto às suas fronteiras um sistema anti-missil que de acordo com os Estados Unidos apenas tem que ver com o Irão e outros paises do “Eixo do Mal”? Mesmo que tivesse que ver com os russos só serviria para para ser utilizado em caso de ataque da Russia portanto seria um sistema puramente defensivo.
Os russos estão assim porque sabem que este sistema faz parte de um conjunto mais alargado de sistemas que estão a ser construidos de acordo com actual Teoria de Utilização Nuclear, formulada pelos especialistas americanos, adoptada por Washington e que constitui uma ruptura com a antiga teoria da Destruição Mutuamente Assegurada
Com esta teoria dois estados nucleares Ae B: se A efectuasse um ataque nuclear a B saberia que ele iria retaliar destruindo tambem A.
De acordo com a nova teoria Defesa Contra Misseis Balisticos, o estado A pode atacar o estado B e impedir que o estado B retalie destruindo os seus misseis nucleares com misseis interceptores. Assim o estado A pode até fazer um ataque preventivo nuclear a qualquer pais sem receio de ser atingido.
Concluindo os Estados Unidos estão na montar junto à fronteira russa um sistema que irá permitir um ataque nuclear americano áquele país anulando quase por completo a resposta dos russos.
Isto será em teoria e partindo do principio que os interceptores americanos são de facto eficazes. Mas a matemática é implacavel e se os misseis balistos russos forem em maior numero do que os interceptores americanos então a América sofrerá também ataques nucleares.
Claro que esta situação irá provocar um aumento exponencial dos misseis de ambos os lados e eu espero que acabe quando os russos construirem o seu sistema anti-missil voltando assim á teoria de destruição mutua assegurada.


Saudações



O Viajante