quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O poder da aculturação


Na sequência do post que fiz há dias sobre as representações sociais gostaria de vos mostrar um vídeo que me enviaram por e-mail e que põe a nu um dos efeitos catastróficos da tão saudada sociedade da informação, quando é dominada, como acontece nos países da Europa Ocidental e da América do Norte, por uma única cultura que mantém ainda os tiques etnocêntricos dos tempos da colonização e que tem, com ou sem intenção, tentado impor apenas os seus valores, descaracterizando todas as outras culturas.
Esta situação está a dar origem a estereótipos que a partida vão transformar membros de outros grupos culturais em indivíduos inadaptados, com baixos níveis de auto-estima, com todos os problemas que daí resultam.
Neste vídeo várias crianças afro-americanas, são convidados a escolher e a justificar a escolha entre duas bonecas uma de cor preta e outra de cor branca.
Fazem também alguns comentários qualitativos sobre as duas bonecas e se não me choca muito o facto de uma das crianças dizer que a boneca de cor branca é mais bonita, mas quando identifica a boneca de cor branca como boa e a de cor preta como má aí a situação é muito mais grave.
Como será que estas crianças se vão sentir quando crescerem?


Saudações


O Viajante