quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Dia da Amigas


Outra das celebrações da ilha Terceira que aliás se estende a todo o arquipélago é o “Dia das Amigas”.
Claro que na semana anterior houve o “Dia dos Amigos” altura em que os homens se juntam ao almoço ou ao jantar basicamente para beber uns copos falar com os amigos e quem sabe passar por uma ou outra discoteca
O dia das amigas embora com programado idêntico tem uma dinâmica e colorido diferente.
Em grupos por vezes com mais de dez elementos as mulheres deixam os seus afazeres domésticos e saiem com as amigas normalmente para jantar. Restaurantes inteiros são reservados para o evento e ficam cheios exclusivamente com mulheres.
Libertando-se do controlo social que as limita todos os dias abusam um pouco das bebidas e claro fruto da desinibição a alegria começa transbordar.
Depois sem hora de recolher vão até às discotecas onde os proprietários para apimentar a noite se esforçam por apresentar espectáculos de “strip” masculino, que acompanhados de mais umas bebidas tornam a noite ainda mais singular.
O interessante é que este fenómeno não se limita às mulheres mais jovens ele atravessa todos os escalões etários da sociedade açoriana.
Interessante como uma sociedade conservadora construiu no seu interior dinâmicas sociais que compensam o isolamento, mais no passado claro, a que estavam sujeitos.
O ano passado uma jornalista local fez uma crítica muito dura aos excessos e hipocrisias que segundo ela, acompanhavam estas comemorações, quanto a mim não irei julgar divirtam-se pintem a manta, hoje nós ficamos com os miúdos, mas nada de abusar!


Saudações


O Viajante