domingo, 8 de março de 2009

A segurança começa em nós IV


Aula prática de extintores - Funcionários da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores



Um extintor de incêndio poderá ser de facto a diferença entre um pequeno incidente e o desastre completo. Considero indispensável tanto em nossa casa como no nosso carro a existência de pelo menos um equipamento desse tipo.
Existem, como já disse, extintores de vários tamanhos e portanto com várias quantidades de agente extintor. Os extintores de pó químico são os mais baratos e também os mais utilizados Para a vossa viatura eu proponho um extintor de 1 kg e em casa 2kg. Estamos a falar em custos entre 20 e 30 €, valor bastante baixo para o que podemos proteger com ele. Os extintores de “neve carbónica” ou CO2 são mais pesados e mais caros, muito eficazes dentro de casa, menos ao ar livre se estiver vento. Apesar do pó químico ser eficaz em equipamentos eléctricos e de informática a “neve carbónica” é recomendada porque causa menos estragos. Em nossa casa o extintor deverá estár à vista em lugar desempedido(existem extintores que são usados como cabide ou escondidos por detrás de algum móvel) e na minha opinião devem ser colocados na divisão da casa com mais riscos de incêndio, a cozinha. Não na chaminé ao pé do fogão mas junto à porta de ligação com as restantes divisões, para reparamos nele quando formos a fugir do incêndio que está a acontecer no fogão.
Existem ainda dois aspectos importantes a considerar: o extintor mesmo que não tenha sido utilizado deverá receber manutenção pelo menos uma vez por ano para termos a certeza que funciona sempre e a formação de todos os habitantes da casa na sua utilização é indispensável para que as coisas resultem. Contactem o Corpo de Bombeiros da vossa terra eles com certeza arranjaram mais um tempinho para vos ensinarem a utilizar o extintor. No entanto para adiantar tempo aí vão as dicas.
Procedimentos para utilização de um extintor
1.Devem ser colocados em locais bem visíveis e em locais de acesso fácil;
2.Devem estar carregados e prontos a funcionar;
3.O operador deve ler, previamente, as instruções de funcionamento, que estão impressas no extintor;



4. Transporte o extintor na posição vertical, segurando no manípulo;
5. A cerca de três metros do fogo Retire o selo ou cavilha de segurança;e experimente o extintor para ver se está a funcionar 6. Sumultaneamente pressione a alavanca e avance cautelosamente para o fogo apontando o jacto para a base das chamas e fazendo movimentos de varrimento da direita para a esquerda e vice-versa
Não se esqueça ainda que deve:
Aproximar-se do foco de incêndio, cautelosamente.
Avançar apenas quando estiver certo que o fogo não o envolverá pelas costas
Quando tiver de actuar, ao ar livre, verifique se tem o vento pelas suas costas






Saudações

O Viajante

Dia Internacional da Mulher



Olá Minhas senhoras
Embora eu não seja um grande entusiasta por dias mundiais, porque isso muitas vezes é sinónimo de esquecimento nos restantes dias do ano, queria deixar aqui um grande beijinho para todas as mullheres, mães, esposas, filhas, amigas que diariamente lutam para se elevarem e elevar os outros. Que tenham um dia muito feliz.
Um beijinho especial à minha esposa favorita.

Saudações

O viajante