sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O rei vai nu


Antes das férias em troca de correspondência com um amigo levantei questão da subida das taxas de juro feita sistemáticamente pelo BCE para de acordo com os seus responsáveis combater a inflacção.
Tendo em conta que o aumento dos preços se deve sobretudo ao aumento dos combustíveis e das matérias primas, ou seja no caso da UE é uma inflacção importada, não estava a ver como a subida das taxas iria impedir esse aumento.
A subida das taxas de juro tem entre outros efeitos a diminuição do investimento das empresas, o aumenta o desemprego e o aumento dos gastos com a habitação.Os custos sociais graves que advêm destas medidas devem ser ponderados em função dos resultados que se esperam com a sua implementação, que na minha opinião serão nulos se não baixarem os custos dos combustíveis e das matérias primas.
Por isso fiquei surpreendido pelo facto de apenas o presidente da França e o primeiro ministro de Espanha terem criticado estas medidas. Nem o nosso governo nem os economistas da nossa praça vieram a público fazer algum comentário, que eu tenha ouvido.
Daí que teria ficado muito contente se de facto a situação não fosse trágica quando um antigo governador do Banco de Portugal disse de forma desassombrada que não entendia a actuação do Banco Central Europeu.
Ora até que enfim alguem gritou “O rei vai nu” . Estou a começar a ficar farto de uns quantos senhores que ninguem elegeu, controlarem a nossa vida sem poderem ser questionados, são os dirigentes dos bancos, das multinacionais, os especuladores da bolsa, decididamente temos de propor para o Nobel o homem que inventou o neo-liberalismo económico.
Enquanto escrevia estas linhas ocorreu-me outra razão para o aumentos das taxas de juros, talvez o BCE queira aumentar os depositos nos bancos da zona euro para eles poderem enfrentar os problemas resultantes da crise do “sub-prime”americano, ou seja eles metem água nós pagamos .

Saudações

O Viajante