terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

É de Pequenino...(parte II)



O aparecimento da depressão e até do suicídio durante a infância estão relacionados com o ambiente familiar onde a criança cresce. São variados os factores que estão na base das situações depressivas, contudo poderemos indicar alguns dos mais importantes:
A existência de uma história de depressão familiar, especialmente da mãe ou do pai, que possibilita com que a criança, ainda em fase de formação e ávida por identificações, se torna semelhante psíquicamente ao progenitor deprimido.
Situações em que a criança adquire um sentimento generalizado de que a mãe é inacessível, ou que ela não possui qualidades que atraiam o interessa da mãe e possa com isso satisfazê-la.
A rejeição manifesta da criança por um dos pais ou a presença de uma acentuada rigidez educativa, possibilitando a constituição de um superego severo e punitivo.
O abuso sexual, porque as crianças vítimas de abuso sentem-se responsáveis e culpadas pelo abuso sofrido, condição esta que determina o seu silêncio.
A perda de alguém ou alguma coisa. Muitas vezes os adultos têm dificuldade em conversar com a criança sobre a morte, especialmente quando existe a perda de alguma pessoa querida para a família e também para a criança, fazendo rodeios ou inventando histórias, que têm como consequência impedir que a criança faça o seu luto, impulsionando-a a desejar seguir o caminho da pessoa perdida.
Entre os sinais indicadores de episódio depressivo, sempre levando em conta a idade da criança, podemos considerar a alteração drástica no desempenho escolar, desleixo na aparência, apatia, ausência de reações afectivas, acidentes frequentes em que a criança de facto se fere, conduta agressiva, baixa tolerância à frustração, dificuldades de sono, pesadelos, sonolência, distúrbios do apetite e enurese.
Muitos dos sinais e sintomas que a criança apresenta podem passar despercebidos até mesmo aos pais, podendo ser interpretados como birras, má-criações diversas ou idiossincrasias adquiridas.
Como se pode verificar a depressão na infância é difícil de ser reconhecida, não só por clínicos, mas, especialmente pelos próprios familiares. Torna-se pois importante que sobretudo os pais recebam informação que os sensibilizem para estas situações e possibilitem o dignóstico atempado deste tipo de doença, possibilitando assim aos seus filhos uma vida emocional equilibrada e saudável.
(Pesquisa realizada sobre um texto de Cláudio Garcia Capitão)


Saudações
O Viajante