terça-feira, 10 de março de 2009

A estrela que não era


No passado dia 4 de Março a amiga blogger Shin Tau explicou mais um dos arcanos do Tarot, a Estrela. Palavra puxa palavra, veio a baila a estrela que orientou os reis magos na sua busca por Jesus. No meu comentário lancei a desconfiança nas hostes quando disse que talvez a estrela não fosse uma estrela.
Para já teremos de afastar a hipotese de ser Sirius, porque ao que parece Jesus não terá nascido em Dezembro, mas em Março. Logo não foi no solesticio de Inverno mas antes no equinócio da Primavera. Naquela região os rebanhos não estavam nos campos durante o Inverno e como tal os pastores não poderiam ter sido avisados pelo anjo.
Depois Jesus não nasceu no ano zero porque o rei Herodes morreu no ano 4 antes da nossa era e de acordo com os relatos Jesus foi seu contemporaneo, pensa-se que teria nascido entre os anos 7 e 4 ac.
Quanto aos reis magos viriam com certeza da Mesopotamia, mais propriamente da Persia, actual Irão, e desde que viram a estrela tiveram de fazer uma longa viagem até à Palestina. Isso deve ter implicado que Jesus já tinha talvez mais de oito meses quando os reis magos o contactaram.
No que respeita à estrela as teorias são várias: Orígenes (183-254 d.C.). fala que o agora conhecido cometa Halley teria sido o astro visto pelos Magos, o que foi desmentido pelos chineses que calculam a passagem deste cometa 11 anos depois do nascimento de Jesus. O astrónomo dinamarquês Tycho-Brahe fala de uma supernova, uma estrela que explode aumentando extraordináriamente o seu brilho, e que segundo os calculos por ele efectuados um fenómeno deste tipo poderia ter acontecido no ano 5 ac o que daria alguma consistência a esta hipotese.

Contudo a estrela de Belém tem caracteristicas especiais aparece, desaparece, avança e recua.
Observação feitas na época pelos astronomos Caldeus e Babilónicos e gravadas em lingua cuneiforme em tábuas hoje existentes no Museu Britânico, permitem chegar à conclusão que sete anos antes do nascimento de Jesus, eles tinham a certeza que um grande acontecimento histórico iria ter lugar no momento em que Jupiter entrasse em conjunção com Saturno na constelação de Peixes. “A estrela” seria portanto Jupiter que ao longo do ano se movimentou aparecendo e desaparecendo com o nascer e o por do sol quer avançando quer, devido à posição relativa do nosso planeta dando a sensação de que estava a recuar.

E esta hem!!!


Saudações


O Viajante