domingo, 4 de abril de 2010

Quem desconhece a história está condenado a repeti-la


Gostaria de perguntar a alguns dos nossos políticos se por acaso sabem o que foi o “integralismo lusitano”. Gostaria de perguntar a alguns dos nossos políticos se por acaso sabem alguma coisa sobre a Primeira República, a forma como funcionou ou as razões pelas quais caiu.
Só uma ignorância histórica pode fazer com que os eleitos pelo povo se comportem como alguns políticos da nossa praça o fazem.
A mentira sistemática e descarada, o enriquecimento à custa dos lugares políticos e a corrupção de muitos dos que nos representam, têm afastado os cidadãos das urnas, dando cada vez mais voz aos saudosistas da ordem e da autoridade.
Poderão dizer que as coisas são diferentes, agora estamos na União Europeia. Eu responderei que como todas as criações do homem tal como começou também vai acabar e tendo em conta a sua base económica se acontecerem em curto espaço de tempo mais uma ou duas crises iguais à actual então será cada um por si.
Talvez nessa altura surja mais um “Salvador da Pátria” que nos ponha na ordem por mais quarenta anos mas isso digo eu que sou má-língua.

Saudações

O Viajante