quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ainda a Geórgia


“Estados Bálticos defendem a integridade da Geórgia”. Ora essa!! não apoiaram e reconheceram a independência do Kosovo então porque não a da Ossetia, e da Abkazia.
Pois quarenta anos sob domínio soviético não foi pêra doce mas se querem continuar a existir mesmo na UE habituem-se a negociar seja com os russos ou com outros quaisquer, porque não será o escudo anti-missil nem a Nato espalhada por diversos teatros de operações que poderá enfrentar as forças armadas da Rússia.
Tal como os americanos os russos não brincam em serviço e portanto vamos acabar as humilhações à Rússia. Eles são um povo orgulhoso que não aceita ser humilhado, repórteres de guerra como o da Skynews que praticamente na sua reportagem se limitou a insultar os militares russos não dão uma boa imagem da comunicação social ocidental imparcial.
Não morro de amores pelos russos mas tenho que reconhecer que a comunicação social algo injustamente colocou-os no papel dos maus da fita, criticando até o facto de eles terem ameaçado ir para Tiblissi e depois terem voltado para à Ossétia. Então não foi isso que os Estados Unidos fizeram na primeira guerra do golfo, avançaram para Bagdad e depois voltaram para trás?
A procura do inimigo externo para desviar a atenção dos problemas internos tem sido ao longo do tempo uma técnica utilizada por muitos dirigentes. Só assim se pode justificar esta aventura militar da Georgia.


Saudações


O Viajante

Novamente a guerra

Como e que um responsável político de um país com cerca de 4,4 milhões de pessoas desencandeia uma acção militar que ele sabe à partida vai provocar a resposta de outro país com capacidades militares de longe superiores às suas.
Na quinta feira da semana passada a Georgia ataca a Ossetia do Sul mantando centenas de civis e alguns soldados russos da força de manutenção de paz. Claro que a resposta russa não se fez esperar.Contudo segundo pude apurar na sexta feira a Russia pediu uma reunião do Conselho de Segurança para tentar acabar com a guerra mas espante-se os americanos e britânicos não concordaram com o texto que os russos propunham especialmente com a frase em que se pedia a ambas as partes para renunciarem ao uso da força, ou seja apoiavam o ataque da Georgia.
Com a resposta militar de Moscovo as críticas choveram lideradas por elementos da Adminsitração Bush e pelo futuro candidado americano senador McCain que vem exigir a intervenção da Nato e uma reunião imediata do conselho de segurança, ele talvez não soubesse da primeira .
E agora como vai ser, depois do apoio generalizado à independência do Kosovo não se vai apoiar a vontade dos residentes da Ossetia, ou da Abkazia que tal como os kosovares tem direito a ser independentes?
A Georgia tem feito lobby nos Estados Unidos para a sua entrada na Nato, lobby esse feito por um senhor ligado ao senador McCain. Se por caso isso tivesse sido conseguido lá teria a Nato, ou seja a Europa e os Estados Unidos, que entrar em guerra com a Russia, o que julgo não deveria ser nada saudável especialmente para os europeus.
Normalmente os senhores da guerra sejam eles americanos ou russos semeiam as guerras mas nunca morrem nelas, nem eles nem ninguém da familia deles.
Quanto à frase da secretária Rice de que a Russia não pode atacar um vizinho só porque ele não é bom vizinho só me merece um comentário: falta de memória.


Saudações


O Viajante

Novamente a guerra

Como e que um responsável político de um país com cerca de 4,4 milhões de pessoas desencandeia uma acção militar que ele sabe à partida vai provocar a resposta de outro país com capacidades militares de longe superiores às suas.
Na quinta feira da semana passada a Georgia ataca a Ossetia do Sul mantando centenas de civis e alguns soldados russos da força de manutenção de paz, claro que a resposta russa não se fez esperar.Contudo segundo pude apurar na sexta feira a Russia pediu uma reunião do conselho de segurança para tentar acabar com a guerra mas espante-se os americanos e britanicos não concordaram com o texto que os russos propunham especialmente com a frase em que se pedia a ambas as partes para renunciarem ao uso da força, ou seja apoiavam o ataque da Georgia.
Com a resposta militar de Moscovo as criticas choveram lideradas por elementos da Adminsitração Bush e pelo futuro candidado americano senador McCain que vem exigir a intervenção da Nato e uma reunião imediata do conselho de segurança, ele talvez não soubesse da primeira .
E agora como vai ser, depois do apoio generalizado à independência do Kosovo não se vai apoiar a vontade dos residentes da Ossetia, ou da Abkazia que tal como os kosovares tem direito a ser independentes?
A Georgia tem feito lobby nos Estados Unidos para a sua entrada na Nato, lobby esse feito por um senhor ligado ao senador McCain . Se por caso isso tivesse sido conseguido lá teria que ir a Nato, ou seja a Europa e os Estados Unidos, entrar em guerra com a Russia o que julgo não deveria ser nada saudável especialmente para os europeus.
Normalmente os senhores da guerra sejam eles americanos ou russos semeiam as guerras mas nunca morrem nelas, nem eles nem ninguem da familia deles
Quanto à frase da secretária Rice de que a Russia não pode atacar um vizinho só porque ele não é bom vizinho só me merece um comentário