terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O medo

Ah! o medo vai ter tudo

(Penso no que o medo vai ter

e tenho medo

que é justamente
o que o medo quer)

Alexandre O'Neill "Medo"


Há alguns dias uma amiga blogger falava dos seus medos e das dificuldades em enfrentá-los e superá- los. Por isso eu resolvi também falar do assunto já que sinto como Alexandre O'Neill que o medo vai ter tudo.

O medo faz parte da nossa natureza. Boa parte do nosso sucesso enquanto espécie reside nele.

Chamamos-lhe instintos e são como que programas que foram ficando inscritos no nosso código genético. Foram-se instalando no sistema límbico a parte mais primitiva do cérebro e ainda hoje nos permitem reagir fisiologicamente de forma quase automática a situações de perigo.

Com o desenvolvimento de outras partes do cérebro, desenvolvemos novas capacidades muitas delas situadas no lobo frontal do cérebro que controla não só a nossa razão como também a nossa personalidade. Hoje a nossa mente faz construções complexas e claro as emoções e o nosso companheiro "medo" estão presentes e de forma mais sofisticada.

Portanto o medo vai ter tudo como diz o poeta, não vale a pena fugir dele, vai estar presente em todos os momentos da nossa vida. Temos de o conhecer, falar com ele ler os seus sinais e claro não fazermos o que ele quer que é termos medo dele.

Saudações

O Viajante