domingo, 28 de setembro de 2008

A Base das Lajes


Durante a tomada de posse do novo camandante da Base das Lages, o sr. General Luís Araújo, Chefe de Estado Maior da Força Aérea, foi questionado pelos jornalistas sobre o interesse da Força Aérea Portuguesa acerca da possível instalação naquela base do novo comando para a África, das forças armadas dos Estados Unidos. Claro que seria interessante mas estão a esquecer-se de Cabo Verde , S.Tomé e Príncipe, de Ascensão e Sta. Helena ou até das Canárias.

As Canárias embora tenham infra-estruturas já construídas são muito ao norte junto à costa de Marrocos e a Espanha é um país que sabe fazer valer os seus direitos, iria exigir contrapartidas elevadas.
Cabo Verde precisa de uma estrutura portuária que possa dar apoio à 4ª esquadra americana mas já tem um aeroporto de grandes dimensões na ilha do Sal. A posição estratégica de Cabo Verde é o seu maior trunfo . Próximo dos campos de petroleo do Brasil e dos do golfo da guiné a uma distância segura tanto da costa sul americana como da africana.
A construção de uma estrutura portuária com a dimensão necessária para apoio da esquadra americana seria um investimento importantíssimo para o desenvolvimento daquele país. Por outro lado as contrapartidas americanas, que seriam com certeza mais baixas do que em Espanha, iriam apesar de tudo fazer o país dar um salto qualitativo enorme.
Cabo Verde tem o meu voto.
Quanto à nossa base das Lajes não receiem porque as crispações a leste vão dar razão para sua continuidade.
A propósito queria saudar os pessoal da Força Aérea que ao longo de várias dezenas de anos salvou muitas vidas e assistiu ao nascimento de muitas mais, com pumas ou com merlins, tudo voa nas vossas mãos.
Queria deixar ainda duas interrogações:
Como é que se compram equipamentos novos sem que se façam contratos de manutenção?
Claro que estou a falar dos helicópteros “Merlin”, e como acredito que os especialistas que participaram na aquisição dos equipamentos são pessoas competentes, logo a razão deve ter sido outra com certeza.
Para quando a Força Aérea vai assumir o seu papel na defesa da nossa soberania nos Açores com a colocação na Base das Lajes de uma esquadra de F16?
Aliás colocá-los todos em Monte Real talvez seja uma má estratégia, basta um ataque e adeus Força Aérea.
Claro isto sou eu que digo e posso estar enganado porque não percebo nada de estratégia.


Saudações
O viajante