terça-feira, 12 de agosto de 2008

Os escravos ainda existem









Hoje dei conta na minha caixa do correio electrónico de mais uma pérola do neo-liberalismo capitalista.

Algumas fotos da fábrica de calçado de uma das maiores cadeias de sapatarias da Índia a “Catwalk”.

O trabalho é quase todo manual e feito nas condições que as fotos mostram.

Reparem que para rentabilizar o espaço foram montadas umas estantes de forma a duplicar o número de postos de trabalho (Nem "Imelda Matt-Despotic Queen of Shoes"na sua fábrica teve esta ideia).

O senhor que aparece em destaque é o patrão mostrando a sua “unidade industrial”.

Os trabalhadores dormem e comem na “fábrica”, trabalham entre 16 a 18 horas por dia e o salário dá para comprar comida.

Esta organização tem 120 lojas em toda a Índia e pretende atingir os indianos mais endinheirados o que quer dizer que será fácil vender os sapatos acima dos 150 US$.

Se tivermos em consideração que cada par à saída da fábrica tem um custo de 14 US$ poderemos ter a noção dos lucros fabulosos do tal senhor da foto e também da miséria, desnecessária em que vão continuar os seus empregados.



Saudações


O Viajante

Comida vegetariana

A minha mulher é por opção vegetariana e como podem calcular quando comemos em restaurantes por vezes as coisas ficam complicadas. Saladas e omeletes são as escolhas mais viáveis, tudo o mais é meio caminho andado para o desastre.
Vivemos na cidade de Angra do Heroísmo que, apesar de ser uma comunidade pequena e com naturais limitações, cria pequenos nichos de qualidade e de bem servir.
È o caso do local onde almoçamos diariamente, um restaurante “self-serviçe”, o “Pão Quente”. Depois de algumas semanas de saladas e um ou outro prato de legumes falamos com a responsável que se dispôs a colocar o problema ao chefe de cozinha. Esta união de boas vontades tem permitido à minha mulher já desde o ano passado ter quase todos os dias um prato vegetariano diferente.









Abóbora c/recheio de soja




Hamburgueres de soja

Beringela c/recheio de vegetais e soja

Melão c/recheio de frutas e frutos secos

Queria aqui como cliente satisfeito retribuir a simpatia da D. Zélia e da sua equipa: Ana, Zita, Alexandra, João e restante pessoal. Queria deixar aqui também o meu agradecimento ao Chefe Mariano pela sua disponibilidade e paciência e felicitá-lo pelos espectaculares pratos vegetarianos, deliciosos e muitas vezes com um toque de arte muito “Nouvelle cuisine”, porque os olhos também comem.


Se por acaso visitarem a cidade de Angra do Heroísmo venham ao “Pão Quente” e peçam ao Chefe Mariano para vos fazer um prato vegetariano, como não existe lista vão ter de confiar, mas eu garanto que não vão ficar desiludidos.


Saudações

O Viajante