sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Quanto mais ainda teremos de pagar


Afinal quanto estamos a pagar por mês a este senhor para ele colocar a economia da zona euro de “pantanas”?
Pois é sr. Trichet, canta muito bem mas não me alegra. Depois dos fundamentalismos religiosos faltava agora o fundamentalismo financeiro. O senhor governador do BCE diz que prefere ter a economia europeia estagnada do que a inflação alta. Conversa de quem, aconteça o que acontecer, não será afectado no seu posto de trabalho, sem a mínima sensibilidade social e para quem os outros não passam de dados estatísticos.
Disse também o Sr. Trichet que seria de esperar que até ao fim do ano houvesse novo aumento das taxas de juro e não satisfeito com isso ainda pede contenção salarial. Claro que vai ter de subir as taxas, o euro está desvalorizar em relação ao dólar portanto há que manter a diferença para manter os depósitos nos bancos europeus, isto sou eu a falar porque sou má-língua.
Desde 2005 que o BCE tem vindo a subir o preço do dinheiro para evitar a subida da inflação sem grandes resultados práticos porque ela tem continuado a subir: 2.3 em 2006, 2.4 em 2007 e 3.6 em Abril de 2008. O conselho de governadores do BCE reconhece que a inflação é resultante do aumento dos combustíveis e bens alimentares. Estes bens têm uma procura pouco elástica porque nós precisamos de comida para sobrevivermos e combustíveis para ter energia também necessária à nossa sobrevivência, portanto seja qual for o preço temos de os comprar.
Todos sabemos que os manuais da economia falam na utilização do aumento das taxas juro como forma de combater a inflação mas não será com certeza a única forma e além disso vivemos numa sociedade de equilíbrios, talvez até os combustíveis e alimentos baixarem de preço ou a politica de produção de alimentos dentro da União fosse mudada, teríamos de viver com uma inflação de 4 ou 5% mas por amor de Deus temos um mercado de 700 milhões de pessoas, ou será que o mercado não resolve estas coisas também?

Estou definitivamente a ficar farto deste senhor.



Saudações


O Viajante