quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Homo" Sapiens mas pouco



No início desta minha mensagem gostaria de agradecer à Shin Tau a atribuição deste “selo Lemniscata” e as palavras amáveis que usou para me descrever a mim e ao meu blog. Obrigada amiga.
Quanto à questão acerca de nós enquanto espécie eu poderei dizer “sapiens” mas (ainda) pouco.
Acho que somos animais com níveis de racionalidade que numa escala de 0 a 10 variam de quase zero quando nos defendemos, lutamos pela nossa vida ou entramos em pânico, até 7 ou 8 quando fazemos trabalhos mais científicos.
Apesar de toda a evolução, ainda hoje continuamos em muitas situações a reagir com o que ficou inscrito na nossa matriz genética há mais vinte mil anos atrás embora hoje com meios mais poderosos e com resultados por isso mais catastróficos.
O homem não existe porque pensa como gostaria Descartes, mas de facto o homem existe porque sente, como defende brilhantemente Manuel Damásio no seu livro “O Erro de Descartes”.
Sapiens ou quase teremos que manter a humildade, já que representamos apenas alguns segundos no relógio deste nosso planeta.

Saudações

O Viajante

Dia da Terra


Ser terrestre é muito mais que ser habitante deste planeta é sobretudo fazer parte do seu ecossistema. Ter consciência que sem água não vivemos ou que sem oxigénio não respiramos e sobretudo ter consciência dos ciclos naturais, sentirmo-nos não como donos a usufruir de recursos que julgamos inesgotáveis mas como parceiros em simbiose com o planeta. Só assim poderemos evitar rupturas que irão destruir-nos enquanto espécie.
Hoje é “Dia da Terra”é mais um daqueles dias com simbologia ambivalente. Se por um lado é sinónimo da preocupação de alguns, cada vez mais felizmente, com esta nossa casa, por outro lado indica também que a maioria tem que ser lembrada de uma coisa que devia para ser quase biológica, natural portanto e diária.
Saiam por aí abracem as arvores deitem-se na relva ouçam o marulhar das ondas, o chilreio dos pássaros ou a água a correr nos riachos. Poupem a água e a energia, não poluam, reciclem.
Escolham uma medida de protecção ao nosso planeta que possam tomar todos os dias em vossa casa e executem-na, será extremamente importante.

Saudações

O Viajante