domingo, 24 de agosto de 2008

Mulheres de quarenta


Há alguns dias numa revista de moda vinha um artigo com o titulo “O que as mulheres com mais de quarenta não devem usar”.Neste artigo a sua autora publicava uma lista de peças de vestuário que as quarentonas supostamente não deveriam usar nomeadamente biquini , saias curtas, roupa sem mangas e roupa em pele.
Tanto quanto sei o objectivo da moda é tornar as pessoas bonitas, por outras palavras tem tudo que ver com estética. Portanto, ao considerar apenas o grupo etário o artigo apresenta dois erros: primeiro considera que as mulheres de determinado grupo etário são fisicamente iguais, o que não é verdade e depois não fala do aspecto estético, na medida em que as mulheres com mais de quarenta apenas têm em comum a idade, podem ser altas ou baixas,gordas ou magras, simples ou sofisticadas, lindas ou feias , inteligentes ou não.
Claro que em principio as mulheres acima dos quarenta, pela lei natural das coisas, começam a perder as caracteristicas fisicas que as tornavam atrentes, mas meus caros estamos no século XXI, a industria cosmetica atingiu niveis de sofisticação nunca vistos, o que quer dizer que poderão existir trintonas que não tomem cuidado consigo com aspecto menos jovem do que as quarentonas.
Miudas de quarenta e mais usem tudo que lhes passar pela cabeça, apenas com uma condição: que vos ponha bonitas. Não se preocupem com os homens porque com excepção de uns quantos com questões sexuais por resolver todos eles apreciam a vossa experiência, sofisticação e como diriam os franceses “rafinement”. Tenham em atenção que uma mulher de quarenta tem tudo o que tem uma de vinte mas em dose dupla”.
Quanto aos “especialistas” que “botam” palavra nessas revistas, sugiro que deixem de papaguear o que os supostos gurus da moda dizem e olhem para as mulheres, não as “ideais” ou as "top models" tipo “cabide”, mas as outras com quem nos cruzamos diariamente as esposas as mães as profissionais, aconselhem-nas mas com objectividade para elas ficarem lindas.

Saudações
O Viajante