quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Bombeiros Voluntários II



Foto de estação de bombeiros na Austria


Recordo-me de muitas conversas sobre bombeiros em que os nossos amigos mais “progressistas “, defendiam que isto de bombeiros voluntários era uma característica muito portuguesa muito terceiro mundista e que resultava do estado não querer ou não ter capacidade para assegurar a protecção das populações, até porque nos países mais desenvolvidos tal situação não se colocava.
De facto este movimento de voluntariado a nível dos bombeiros em Portugal já vem desde o século XIX e tem resultado de iniciativas da sociedade civil com a criação de associações humanitárias em quase todo o país que estão próximo das 500.
Mas ao contrário do que muita gente pensava este movimento não é exclusivamente português nem tão pouco terceiro mundista.
Com excepção do Reino Unido onde de facto existem muito poucos bombeiros voluntários na verdadeira acessão do termo, nos restantes países da União Europeia o voluntariado nos bombeiros é levado muito a sério.
Na Alemanha existem mais de um milhão de bombeiros voluntários para apenas 27 mil profissionais. O governo faz campanhas para o recrutamento de voluntários existindo até um manual sobre o assunto.
Na Austria só existem 6 Corpos de Bombeiros profissionais em Vienna, Graz, Innsbruck, Klagenfurt, Salzburg and Linz. Em 2007 4.527 Corpos de Bombeiros Voluntários com cerca de 320 mil homens e mulheres constituiam a espinha dorsal do serviço de socorro na Austria.
A Belgica dispõe de 17 mil bombeiros sendo 5 mil profissionais e 12 mil voluntários, a Holanda dispõe de 26 mil bombeiros 22 mil dos quais voluntários e a França conta com 240 mil bombeiros dos quais 207 mil voluntários, 27 mil profissionais e 9 mil sapadores bombeiros militares.
Portanto o voluntariado nos bombeiros europeus é algo acarinhado e apoiado pelos governos que veem de facto que “O voluntariado nos Bombeiros representa uma forma das pessoas se empenharem na missão suprema de defesa de vidas e bens, o mesmo é dizer, exercerem uma cidadania activa e responsável, alicerçada nos valores da solidariedade, da partilha, do trabalho de equipa e da disciplina funcional”.(Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros in site LBP).
Como qualquer atitude humana esta doação altruista em favor dos outros merece e deve ser reconhecida e recordada sempre.



Saudações



O Viajante