segunda-feira, 15 de março de 2010

O triunfo dos porcos


Ao que parece no reino do capitalismo as coisas estão a voltar ao normal. Os directores dos maiores bancos continuam nos seus lugares, as agências de ratting que colaborando no esquema deram o JP Morgan e outros bancos que faliram como de confiança, continuam a ser ouvidas e os comentadores de economia que na véspera do crash da bolsa recomendavam a compra de acções, continuam a ter programas de grande audiência e até se dão a luxo de criticar Obama, porque a regulamentação que ele está a impor dificulta os mercados.
Segundo uma congressista norte americana entrevistada no Daily Show, os presidentes dos maiores bancos já se esqueceram que foram os contribuintes americanos que pagaram a manutenção dos seus bem remunerados postos de trabalho, aliás eles acham que estas crises acontecem de cinco em cinco anos e como tal estão de consciência tranquila.
Depois do assalto à economia falta agora a política. Estamos a assistir à contagem decrescente para a saída de Obama, já com algumas dificuldades em unir os que o apoiaram, resta saber como irá ele sair. Quando tal acontecer os homens do capital irão colocar alguém da sua confiança que lhes torne a dar as condições de antes da crise e nessa altura a vitória será completa. Volta Karl Marx que estás perdoado.
E eu a pensar que os piratas estavam na Somália!

Saudações

O Viajante