sábado, 13 de março de 2010

Portugal país de emigrantes



Nestes últimos tempos tenho sentido uma forte vontade de emigrar, talvez influenciado pelo Vítor Constâncio. O homem que depois de ter apelado ao aumento de impostos e congelamento de salários, o homem que teve falhas graves na supervisão do mercado financeiro português, é premiado assumindo o cargo de Vice-Governador do BCE com um aumento um pouco acima da inflação, 17%, passando dos míseros 18 mil euros que auferia por cá para 21 mil.
De imediato uma onda de hipocrisia passou por todos aqueles que o criticaram. Com o despudor que tem assolado a nossa classe política, muitos vieram a terreiro congratularem-se por esta nomeação de mais um português para um alto cargo europeu, talvez contentes de o verem pelas costas. De imediato apontaram um substituto que será uma espécie de D. Sebastião: tecnicamente competente, independente e que não sofra influências, qual super homem de Nietzsche. Também segundo eles deverá ser uma pessoa que defina(?) politicas económicas correctas, para este tempo de crise. Mas eu pensava que quem definia as politicas, económicas ou outras, para o país era o governo! Mais um que ninguém elege a mandar na nossa vida, afinal que democracia é esta?

Saudações

O Viajante

4 comentários:

Rogério Paulo Pereira disse...

Caro amigo,

Já pensava que não te tinhas ficado só pela vontade e tivesses aproveitado para ficar no Canadá.
De facto emigrar é algo qeue devemos ter sempre nas nossas notas de coisas a fazer. Por mim também já esteve mais longe.
Antes disso, não te esqueças do jantar de bloggers do dia 20.
Abraço

Carla O. disse...

Na 'mouche', como sempre :)
Bjs

IdoMind disse...

Democracia??!!
O que é isso?

Vânia Vidal disse...

Oi Viajante!!!

Acredite, aqui no Brasil, não é em nada diferente do que tem ocorrido em Portugal, guardadas as diferenças de integração regional.

Inclusive a terrível vontade de emigrar, essa então, essa é enorme.

E peço a Deus que nos proteja do sr. Presidente da República (que passará para a história como Lula -O louco), e acha que pode ser o próximo secretário-geral da ONU apertando a mão e concordando com todos os governos autoritários do mundo, citando alguns: Fidel e Hugo Chavez, Bolívia, Gabão, Irã, além de grupos terroristas como Hamas. Assinando portarias "sem ler", metendo-se em assuntos internos de países soberanos (Honduras), fora toda a corrupção...a lista é grande!

É tão grande que se o povo não fizer nada, nem Deus poderá fazer.

Nós brasileiros também perguntamos: democracia, o que é isto?!

Vânia