quinta-feira, 25 de junho de 2009

A Festa do Sol




Na noite de 23 com o desfile das marchas de S. João viveu-se o momento mais alto das festas em hora de S. João que animam, de 19 de Junho até dia 28 a cidade de Angra do Heroismo, conhecidas pelas “S. Joaninas”.

Depois de em anos anteriores terem celebrado a diversidade cultural e o papel da cidade na carreira das indias, as festas têm como tema este ano o Sol, enquanto gerador de energia e força para caminharmos no sentido de um futuro luminoso.

Contudo a festa não se reduz às marchas. Desfiles de grupos folcloricos e filarmónicas, bem como eventos desportivos como regatas e provas de BTT, passando por exposições de pintura e fotografia, mostras etnográficas e como não podia seixar de ser, esperas de gado e corridas de touros.

Todas as noites em seis pontos da cidade haverão espectáculos musicais, alguns deles com artistas de renome e também estão disponíveis um pouco por toda a cidade “tasquinhas” onde para além da comida “normal” se podem provar alguns petiscos locais como lapas grelhadas, favas cuadas, batatas com massa malagueta, morcela frita e a alcatra.

As festas são encerradas por um desfile de bandas filarmónicas, que na Terceira são vinte e duas, e por um sempre espectacular fogo de artificio.

Espero que para o ano alguns de vós que estão a ler este post resolvam passar por cá e divertirem-se um pouco

Saudações

O Viajante

2 comentários:

Marisa Borges disse...

Amigo Viajante,

infelizmente não posso ir aí, mas seria com muito gosto :)

O santo António e as suas festas em Lisboa não são coisa que me agrade, mas o São João, essa é festa que me chama. Hoje vou para o foró em Sintra, onde festejamos o São Pedro. Sardinhada, sangria e muita alegria!

Que o SOl seja muito bem-vindo! Apesar de ainda andar tímido!

Beijocas e boa festança

Navegar é preciso.. disse...

Que saudade me deu de Portugal e suas festas. Em 2007 estive no mês de agosto em Portugal, que delícia as festas regionais. Adorei participar dos 4 dias de festas da Sra da Agonia em Viana do Castelo.
Obrigada por este post me trazer grandes recordações.
Um forte abraço "minhoto" desta carioca.