domingo, 8 de março de 2009

A segurança começa em nós IV


Aula prática de extintores - Funcionários da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores



Um extintor de incêndio poderá ser de facto a diferença entre um pequeno incidente e o desastre completo. Considero indispensável tanto em nossa casa como no nosso carro a existência de pelo menos um equipamento desse tipo.
Existem, como já disse, extintores de vários tamanhos e portanto com várias quantidades de agente extintor. Os extintores de pó químico são os mais baratos e também os mais utilizados Para a vossa viatura eu proponho um extintor de 1 kg e em casa 2kg. Estamos a falar em custos entre 20 e 30 €, valor bastante baixo para o que podemos proteger com ele. Os extintores de “neve carbónica” ou CO2 são mais pesados e mais caros, muito eficazes dentro de casa, menos ao ar livre se estiver vento. Apesar do pó químico ser eficaz em equipamentos eléctricos e de informática a “neve carbónica” é recomendada porque causa menos estragos. Em nossa casa o extintor deverá estár à vista em lugar desempedido(existem extintores que são usados como cabide ou escondidos por detrás de algum móvel) e na minha opinião devem ser colocados na divisão da casa com mais riscos de incêndio, a cozinha. Não na chaminé ao pé do fogão mas junto à porta de ligação com as restantes divisões, para reparamos nele quando formos a fugir do incêndio que está a acontecer no fogão.
Existem ainda dois aspectos importantes a considerar: o extintor mesmo que não tenha sido utilizado deverá receber manutenção pelo menos uma vez por ano para termos a certeza que funciona sempre e a formação de todos os habitantes da casa na sua utilização é indispensável para que as coisas resultem. Contactem o Corpo de Bombeiros da vossa terra eles com certeza arranjaram mais um tempinho para vos ensinarem a utilizar o extintor. No entanto para adiantar tempo aí vão as dicas.
Procedimentos para utilização de um extintor
1.Devem ser colocados em locais bem visíveis e em locais de acesso fácil;
2.Devem estar carregados e prontos a funcionar;
3.O operador deve ler, previamente, as instruções de funcionamento, que estão impressas no extintor;



4. Transporte o extintor na posição vertical, segurando no manípulo;
5. A cerca de três metros do fogo Retire o selo ou cavilha de segurança;e experimente o extintor para ver se está a funcionar 6. Sumultaneamente pressione a alavanca e avance cautelosamente para o fogo apontando o jacto para a base das chamas e fazendo movimentos de varrimento da direita para a esquerda e vice-versa
Não se esqueça ainda que deve:
Aproximar-se do foco de incêndio, cautelosamente.
Avançar apenas quando estiver certo que o fogo não o envolverá pelas costas
Quando tiver de actuar, ao ar livre, verifique se tem o vento pelas suas costas






Saudações

O Viajante

4 comentários:

Seeker disse...

I know how to do it too.

Well... if I didn't forget something, because I trust I've an expert at home ;)

xoxo

Anónimo disse...

Mais uma aula e desta vez ilustrada, são sempre preciosos os seus conselhos, a solução passa mesmo pela prevenção.
Obrigada
um abraço de luz

P.s. desejo-lhe um bom começo de semana.
amanhã vou estar sem net, mas só amanhã.

Marisa Borges disse...

Olá Amigo

voltei!
Não se preocupe, eu sei que os extintores não são objectos decorativos, foi uma brincadeirinha por saber que o melhor sítio para eles é na cozinha. Acha curioso que as cores da cidade sejam essas, não é na Terceira que está a base das lajes? Marte, Militares? Vermelho e amarelo!

hihihihhi

beijocas grandes Amigo

Anónimo disse...

Viajante
pensei que ia estar mais tempo sem net mas já está tudo a funcionar.
beijinho
salamandra