terça-feira, 3 de março de 2009

A segurança começa em nós III




Hoje em dia são vários os produtos para extinguir o fogo que temos no mercado. Para além da água existem a espuma que resulta da mistura de determinados produtos químicos com a água e que servem para apagar incêndios em combustíveis líquidos como a gasolina ou em caves, onde por razões de segurança os bombeiros não possam entrar.
Os pós químicos que são produtos que extinguem o fogo normalmente por abafamento e por ultimo o anidrido carbónico também conhecido por Co2 ou “neve carbónica”, um gás que também actua por abafamento mas que devido a alta pressão em que se encontra quando é atirado sobre o fogo saí a uma temperatura muito baixa e em forma de flocos de neve baixando por consequência a temperatura do fogo.
Estes dois últimos produtos são vendidos em contentores cilíndricos de cor vermelha chamados “Extintores” que estamos habituados a ver em edifícios que recebem público e empresas.
A existência de um equipamento desses em nossa casa poderá significar a diferença entre um prejuízo de algumas dezenas de euros e a destruição completa do recheio e até da própria casa.
Embora existam também de água pulverizada, o pó químico ou a “neve carbónica” serão os extintores ideais para termos em nossa casa. Podem ser usados sem restrições em qualquer tipo de incêndio que possa eclodir. Existem extintores de várias dimensões e portanto com diferentes quantidades dos agentes extintores e claro a preços diferentes.
No próximo post direi mais coisas sobre estes equipamentos.
A IdoMind uma amiga blogger “activista da segurança” e que pertence ou pelo menos colabora com a Cruz Vermelha pediu-me para publicitar um pedido da Cruz Vermelha Internacional:
As equipas de socorro perceberam que em quase todos os acidentes de viação, os feridos têm um telemóvel consigo.·Para que em caso de acidente seja possível contactar alguém da nossa família o mais rapidamente possível devemos acrescentar na nossa lista de contactos o numero da pessoa a contactar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: “AA Emergência” (as letras AA são para que apareça sempre este contacto em primeiro lugar na lista de contactos).
A utilidade desta medida é indiscutível, portanto mãos à obra.

Saudações


O Viajante

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo
mais uma matéria de grande valor e prevenção, não me tinha ocorrido ter um extintor em casa, irei tratar disso.
Quanto ao numero de emerg~encia excepcional, tambem vou tratar de colocar no meu telemovel.
Agradeço as dicas que em momentos de necessidade concordo que nos são bastante uteis.
Obrigada
beijinho
Salamandra

Anónimo disse...

Passei para desejar um bom dia!

Bj

manu

Marisa Borges disse...

Olá amigo Viajante,

tenho andado desaparecida, muito trabalho, mas numa altura como esta deverei dizer "Graças a Deus".

Apetece-me brincar e dizer que também vou comprar um extintor, ainda por cima fica bem com a decoração da cozinha, amarelo e vermelho, dedicado a Marte :) rkrkrkrkr

Agora a sério, este espaço está cada vez com um carácter maior de utilidade pública! Parabéns!
Gosto particularmente dos pormenores técnicos, vê-se que sabe muito bem do que fala.

Um abraço gigantesco e um bom fim-de-semana!!! Have fun!!!

Unknown disse...

ola
hoje passo por aqui para o convidar a ver o blog do meu pai
tem telas lindas
passe por lá e deixe o seu comentário
boa noite
beijinhos
Carla

wwww.acordeirodacunha.blogspot.com