quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Dia da Amigas


Outra das celebrações da ilha Terceira que aliás se estende a todo o arquipélago é o “Dia das Amigas”.
Claro que na semana anterior houve o “Dia dos Amigos” altura em que os homens se juntam ao almoço ou ao jantar basicamente para beber uns copos falar com os amigos e quem sabe passar por uma ou outra discoteca
O dia das amigas embora com programado idêntico tem uma dinâmica e colorido diferente.
Em grupos por vezes com mais de dez elementos as mulheres deixam os seus afazeres domésticos e saiem com as amigas normalmente para jantar. Restaurantes inteiros são reservados para o evento e ficam cheios exclusivamente com mulheres.
Libertando-se do controlo social que as limita todos os dias abusam um pouco das bebidas e claro fruto da desinibição a alegria começa transbordar.
Depois sem hora de recolher vão até às discotecas onde os proprietários para apimentar a noite se esforçam por apresentar espectáculos de “strip” masculino, que acompanhados de mais umas bebidas tornam a noite ainda mais singular.
O interessante é que este fenómeno não se limita às mulheres mais jovens ele atravessa todos os escalões etários da sociedade açoriana.
Interessante como uma sociedade conservadora construiu no seu interior dinâmicas sociais que compensam o isolamento, mais no passado claro, a que estavam sujeitos.
O ano passado uma jornalista local fez uma crítica muito dura aos excessos e hipocrisias que segundo ela, acompanhavam estas comemorações, quanto a mim não irei julgar divirtam-se pintem a manta, hoje nós ficamos com os miúdos, mas nada de abusar!


Saudações


O Viajante

5 comentários:

Marisa Borges disse...

eheheheheh...deve mesmo ser "a loucura total"...mulheres à solta, ufa!!!

Compreendo em parte a crítica da jornalista, pois também eu considero que o dia da mulher deve ser quando ela quer, como qualquer outro dia instituido. Mas, por outro lado, sempre é bom haver um dia em que nos dedicamos a fazer algo. Pena que seja só uma vez por ano, não?

ihihih

beijocas e um grande abraço para si :)

Marisa Borges disse...

Ah...e adoro a frase de hoje,"A maior frustração é saber todas as respostas, mas ninguém lhe fazer a pergunta" pois eu sou a favor das perguntas, sempre muitas, só através do questionamento pode vir Luz. Mas também há perguntas que nunca terão respostas...

Kisses

Marisa Borges disse...

Bom dia Viajante,

Já pensou em colocar um mural aí de lado para podermos comentar as frases do dia?

Pois, hoje não concordo com a citação de Voltaire. Creio que só podemos falar de nós, sendo falar d nós, partilhar as nossas experiências e as nossas visões. Falar do que outros disseram é mera debitação, o conhecimento só vem depois da experiência e a experiência é sempre pessoal.

Como disse Lao Tsé: "Quem conhece os outros é sábio; Quem conhece a si mesmo é iluminado"

Um beijo e um daqueles abraços (obrigada por ter aceite o meu pedido, gostei muito de saber aquilo da sua esposa, pelas suas poses, parece-me que tem um abraço poderoso!)

Bom fim-de-semana para os dois!

Anónimo disse...

Aqui tambem se celebra o "Dia das amigas" principalmente na comunidade acoreana,com alguma critica daqueles ou daquelas que por motivos diferentes nao participam. O assunto ate tem servido de tema para algumas dancas carnavalescas. Eu,por acaso ate acho graca e tenho pena da minha melhor amiga estar tao longe. Tenho a certeza que se estivessemos perto uma da outra, seriamos as primeiras a celebrar esse dia.
Kisses,
Sao

Seeker disse...

I agree with Lady Sao. It's funny and if I would have my best friend here too.... OMG!!!!!

xoxo