segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O Sindrome do Escorpião




Um dia estava um escorpião numa margem de um rio africano e aproximou-se dele um crocodilo. Ao vê-lo o escorpião pediu-lhe que o transportasse para a outra margem. Quando estavam a meio da travessia o escorpião picou com o seu ferrão o crocodilo que devido ao veneno começou a perder forças e a afundar-se. Voltando-se para o escorpião o crocodilo perguntou-lhe porque fizeste isso? Tens consciência que nos condenaste os dois à morte? Ao que o escorpião respondeu eu sei mas esta é a minha natureza.
Quando o nosso governo ajudou a resolver os problemas dos bancos, a pensar que eles iriam apoiar a economia, esqueceu-se de que eles são instituições, que tal como o escorpião, têm uma natureza muito peculiar, que tem como objectivo aumentar indefinidamente os seus lucros, mesmo que para tal afundem todo o sistema económico.
Portanto linhas de crédito para as pequenas e médias empresas, são bons argumentos políticos para se apresentarem na comunicação social, mas que dificilmente serão levados à prática. Com o aumento explosivo do crédito mal parado, empréstimos só se envolverem poucos riscos e nem o facto das taxas de juro estarem baixas tem contribuido para um maior dinamismo nos empréstimos por parte dos bancos.
Há tempos o Sr. Ministro das Finanças disse que retiraria a garantia do Governo se os bancos não emprestasse dinheiro às empresas, mas ao que parece foi como diz o povo, só conversa.
Saudações
O Viajante

Sem comentários: