domingo, 4 de abril de 2010

Quem desconhece a história está condenado a repeti-la


Gostaria de perguntar a alguns dos nossos políticos se por acaso sabem o que foi o “integralismo lusitano”. Gostaria de perguntar a alguns dos nossos políticos se por acaso sabem alguma coisa sobre a Primeira República, a forma como funcionou ou as razões pelas quais caiu.
Só uma ignorância histórica pode fazer com que os eleitos pelo povo se comportem como alguns políticos da nossa praça o fazem.
A mentira sistemática e descarada, o enriquecimento à custa dos lugares políticos e a corrupção de muitos dos que nos representam, têm afastado os cidadãos das urnas, dando cada vez mais voz aos saudosistas da ordem e da autoridade.
Poderão dizer que as coisas são diferentes, agora estamos na União Europeia. Eu responderei que como todas as criações do homem tal como começou também vai acabar e tendo em conta a sua base económica se acontecerem em curto espaço de tempo mais uma ou duas crises iguais à actual então será cada um por si.
Talvez nessa altura surja mais um “Salvador da Pátria” que nos ponha na ordem por mais quarenta anos mas isso digo eu que sou má-língua.

Saudações

O Viajante

4 comentários:

Vânia Vidal disse...

Oi viajante,

Gostaria de dizer coisa melhor, mas concordo com você. Melhor abrir os olhos agora a ter que fechá-los no futuro.

Vânia

IdoMind disse...

Amigo

Não há nada de novo no Universo.
Sistemas politicos, económicos e sociais incuídos.Já experimentámos tudo.
Parece-me que o caminho seria, de facto, aprender com as falhas e melhorá-los.
Concordo com quase tudo que disseste, mas acho que ficou por dizer que o actual "Estado da Naçaõ" também se deve a nós.
O (des)Governo, as mentiras, o aproveitamento, a corrupção são reflexos dos nossos próprios comportamentos diários. TODOS o fazemos. É preciso admiti-lo para podermos depois exigir aos outros homens e mulheres que ocupam certos cargos, que também ajam de forma melhor.
Também aqui o erro é apontarmos a farpa no olho do outro e não vimos a trave que temos no nosso.
So quando nos elevarmos enquanto povo, teremos um Governo mais elevado.
Essa elevação pode passar reconhecimento que os representantes não são dignos de nos representar e fazer alguma coisa quanto a isso. Além de nos queixarmos, claro!

beijos
p.s a proposta para o partido mantem-se ;)

Viajante disse...

Olá Vânia
Antes demais uma boa Pascoa para si.
Já falámos montes de vezes nestas situções. Mas como diz a IdoMind no seu comentario a culpa é nossa que os elegemos. Como diria um conhecido politico da nossa praça, temos os politicos que merecemos

Um abraço

O Viajante

Viajante disse...

Ola IdoMind
Eu tambem concordo contigo, os politicos que temos são os que merecemos. Mas o sistema tambe à partida está viciado porque na nossa terra não é politico quem quer é politico quem cai nas boas graças dos dirigentes de determinado partido e é escolhido para as listas.
Temos então de decidir afinal qual sera o nome do nosso partido

Beijos

O Viajante