domingo, 18 de abril de 2010

O tigre de papel




Caros amigos todos vocês que passam o dia a entronizar os deuses da era moderna, a tecnologia, o mercado e sei lá que mais, já repararam quão arrogantes e ao mesmo tempo quão patéticos são? No meio do mar, numa pequena ilha, a natureza deu um "espirro" e todo o continente europeu praticamente parou.
Em menos de dois dias foi o caos. Gente pelos aeroportos sem saber quando regressava a casa, produtos em todas as partes do mundo que não são entregues com elevados prejuízos.
Se a situação se mantiver até ao verão tudo o que seja movimentação turística será gravemente afectada com os prejuízos evidentes para a zonas turísticas do planeta, normalmente situadas em países menos ricos, e para todo o sistema ligado a este tipo de indústria. Por outro lado a Europa vai ter dificuldade em receber produtos, muitos deles alimentares, e perecíveis , porque os voos vão estar em grande maioria cancelados. O tráfego de longo curso por estrada vai aumentar com prejuízo para o ambiente. Ou seja estamos a caminhar para mais uma crise económica à escala global.
O suporte da nossa "felicidade", a economia, (o dinheiro é que faz andar o mundo) com todo o seu aparente poder tem na sabedoria oriental uma imagem que define a sua realidade, não passa de um "tigre de papel" e quanto mais cedo nos apercebermos disso melhor. Este vulcão que entrou em actividade não é o único na Europa, se os nossos sistemas ficam inoperantes perante um facto deste tipo, então todo o esquema económico está errado. Esta não será a última crise mas devia ser suficiente para alertar os responsáveis de que a globalização já acabou. Apostar em tecnologia de ponta é uma miragem para a esmagadora maioria dos países. e como tal há politicas estratégicas que urge mudar. Por exemplo deixar nas mãos de outros o que comemos talvez não seja uma boa ideia porque poderá chegar o dia em que apesar de todos os euros que possam ter os europeus não vão ter quem lhes venda a comida de que necessitam.

Saudações

O Viajante

2 comentários:

MARCELO DALLA disse...

Excelente artigo!!!!!!!!!!
Assino embaixo de tudo o que disse.
grande abraço

Maria de Fátima disse...

Olá Francisco, muitos parabéns.Beijocas.