quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Muita caldeira e pouca bandeira



Parcerias públicas/privadas é o que está a dar. Depois do escândalo dos contentores agora temos a linha saúde 24.
Instrumento fundamental, segundo o governo no combate a gripe A, parece não estar a cumprir a sua função. As críticas são mais que muitas e em carta dirigida ao ministério vários profissionais da saúde falam de caos.
A própria ministra veio a público admitir que a linha de saúde 24 apenas atende um terço das chamadas que estão contractualizadas e que segundo governante são 10 mil por dia.
Por seu lado a empresa gestora da linha de saúde 24 defende-se dizendo que quando este serviço foi criado na Primavera de 2007 apenas foi considerado o funcionamento normal do sistema, com alguns picos de situações de sazonalidade", mas não 10 ou 20 mil chamadas por dia, nem sequer foi posta a hipótese de uma pandemia.
Como tal o ministério terá que aumentar as verbas para que a empresa possa contratar mais 400 enfermeiros.
Então meus senhores, afinal quem fala verdade aqui? isto já parece a situação de Sta. Maria. Vamos lá mostrem o papel e acabem de vez com esta troca de galhardetes. Se está estipulado no contratado 10 mil chamadas por dia, os responsáveis pela empresa que cumpram e deixem de andar à procura do dinheiro dos contribuintes para tapar os seus erros gestionários. Se continuam a não cumprir o contrato só há um caminho rescisão. Não faltarão empresas por aí dispostas a gerir a linha de saúde 24 e talvez com melhores resultados.
Estou cada vez mais desconfiado com estas parcerias público/privadas que vão alimentado sem conta nem medida, com os nossos impostos, uns quantos “ empresários de sucesso”. Já agora gostava de saber, quem fazendo frente à crise comprou o seu Ferrari este ano. Por cá foram vendidos 20, mais 11 que no ano passado.
Saudações
O Viajante

1 comentário:

Carla O. disse...

Exactamente! Tudo isto tem muito que se lhe diga...