domingo, 19 de julho de 2009

Hoje vi estrelas!


E pronto já cá estamos no nosso lugar de férias.

Uma paisagem serrana com um hotel com ar alpino, com piscinas e spa. Os ingredientes estão presentes, portanto julgo tudo irá correr bem e serão com certeza momentos para recordar.

Claro que para um homem que vive junto ao mar, a montanha pode em determinadas alturas nos fazê-lo sentir-se claustrofóbico. Eu tenho uma técnica, quando me sinto assim, olho para o céu e foi isso que fiz ontem.

Dei por mim a pensar na Ursa Maior e na sua filha mais pequena, na Cassiopeia e na sua forma em W, na Orion e nas três estrelinhas que se encontram no seu centro e que por cá se chamam as Três Marias. Até apontei a Estrela Polar e como não podia deixar de ser Venus.

Muitos destes corpos celestes estão a distâncias inimaginaveis, daí que sejam medidas em “anos-luz” ou seja a distância que a luz percorre durante um ano, qualquer coisa como 9 triliões de quilómetros.

Tirando o nosso Sol a estrela mais perto de nós , Proxima da constelação Alfa de Centauro, está a cerca de 4,5 anos-luz mais ou menos 40 triliões de quilómetros.

A sonda Voyager, a mais rápida de todas as naves construidas pelo homem, demoraria 700 mil anos a percorrer essa distancia.

Depois de ter pensado tudo isto olhei de novo para as estrelas e pensei quão falíveis podem ser os nossos sentidos, talvez quem saiba estou a olhar para um céu que já não existe. Talvez algumas das estrelas que me enviaram a luz que hoje eu estou a receber, tenham deixado de existir há milhões de anos atrás.

De facto somos seres bem adaptados ao nosso planeta contudo teremos que desenvolver outras capacidades se queremos sair dele, seja para o espaço seja para outros planos.

Os nossos cientistas também estão cada vez mais na onda dos felizes que acreditam sem terem visto.

Saudações

O viajante

6 comentários:

Vânia Vidal disse...

Fiquei sem conexão no dia mas desejo, mesmo atrasado, um ótimo dia do amigo (que são todos os dias) para esse grande amigo de face desconhecida, mas tão próximo de coração.
um abraço e boas férias!

Carla O. disse...

Bem, que local paradisiaco!!!! :)
Espero que tenhas continuado a aproveitar ao máximo :)
Bj gd aos dois!
(PS: quero mesmo ver as fotos!!!!)

O Velho disse...

Ah, as estrelas!

;-)

Marisa Borges disse...

Viajante

curiosamente também eu andei a olhar as estrelas, aproveitei para as ver, mesmo sabendo que muitas delas já lá não estão na verdade. À noite apagavamos tudo e esperávamos pacientemente para as ver cair. Lindo o céu!

Beijocas aos dois e adorei estar convosco ;)

Anónimo disse...

Olá
Já tinhas falado mas a foto faz inveja. Eu tambem acho as estrelas bonitas, mas neste paraiso não havia nada para fazer sem ser vêr estrelas ?? ou houve tempo para tudo??. Maravilha...
Bjs
Zélia Brás
PS: Tens que dar o contacto desse paraiso ao teu amigo Brás pode ser que eu tenha sorte!!

Viajante disse...

Olá Zélia

De facto foi mesmo uma semana de descanso, não alugamos carro e fomos de comboio até lá
Ficamos a semana inteira no hotel a usufruir do ginasio, piscinas, vários "jacuzis" sauna, banho turco e sei lá que mais.
Tem tambem uma área de tratamento termal para doenças da coluna e respiratórias.
Boa comida, instalações muito confortaveis e pessoal super atencioso.
Chama-se H2otel, procura na net que encontras os contactos
Um abraço para o Braz e beijinhos
Para ti e obrigado pelo comentario

O Viajante