terça-feira, 28 de abril de 2009

As mulheres a politica e as quotas






Ministra da Defesa Espanhola passa em revista as tropas
"Where there's a will there's a way"

Na passada semana tivemos mais uma guerra de alecrim e manjerona a que o PS e PSD já nos habituaram. Ao que parece o PSD estaria a convidar para as suas listas, mulheres que no caso de serem eleitas desistiriam dando lugar aos colegas que têm “jeito” para deputados mas que devido à lei das cotas não podem ficar em lugar elegível nas listas.
O PS pela voz de Edite Estrela exprimiu a sua indignação, sim porque os socialistas andam sempre muito indignados especialmente quando estão na oposição, e as militantes do PSD defensoras da lei das quotas mataram com o silêncio as acusações do Partido Socialista.
Quanto a mais este “fait divers” para desviar as atenções do que na realidade é importante, ocorrem-me três comentários:
Meus caros senhores dirigentes do PSD se não estão de acordo com as leis, não as aprovem só porque é politicamente correcto defender a igualdade de oportunidades entre as mulheres e os homens, neste caso na política. Que raio de mensagem estão a dar ao país, de que as leis são para se tornear? Podemos concluir então que isso de estado de direito é uma treta?
Senhores dirigentes do PS, indignados porque as eleitas não iriam cumprir mandato e iam embora? Mas isso acontece sistematicamente aos homens do Partido Socialista, o Fernando Gomes na câmara do Porto quando veio para ministro o António Costa quando de ministro veio para a câmara de Lisboa, isto só para falar de socialistas, e que eu saiba nunca vi ninguém indignado, talvez o Manuel Alegre mas se estava não o disse.
Por último e correndo o risco de ferir algumas sensibilidades gostaria de dizer que ma minha humilde opinião a lei das quotas ou da paridade (chamem-lhe como quiserem) é a passagem de um atestado de menoridade a qualquer mulher que entre na politica por essa via.
Se as mulheres não quisessem entrar na política pelo facto de terem família e filhos não será nunca uma lei que irá mudar esse estado de coisas. Que eu saiba muitas das deputadas são casadas e têm família portanto havendo vontade tudo se consegue.
Antes de começarem a fazer leis da treta e a gastar o nosso tempo, que lhes estamos a pagar para que resolvam a nossa vida, os senhores políticos deste país deveriam perguntar às mulheres porque razão não querem entrar para a política, esse seria o primeiro passo não acham?




Saudações




O Viajante

4 comentários:

Rogério Paulo Pereira disse...

Óbvio.

Grande abraço.

Rogério Paulo Pereira disse...

Já agora é quotas. Cotas é da topografia. Mas a lei é tão parva que não me admirava nada que a palavra cota lá apareça.

Viajante disse...

Olá Rogério
obrigado pela correcção eu talvez estivesse a pensar em "cotas".
Vou rectificar

Um abraço

O Viajante

Carla O. disse...

Sou mulher e concordo em absoluto!
Sou completamente contra este sistema de quotas e (pseudo) paridade.
É considerar que a mulher não tem capacidade para singrar por si mesma na política (ou no que seja) sem ter uma ajudinha da lei dos homens.
Beijos