quinta-feira, 6 de novembro de 2008

I Have A Dream (Martin Luther King)



E pronto o Barak Obama ganhou, fez-se história, na América tudo é possível, blá blá blá. Assisti a esta torrente de imagens e comentários que nos entrou por casa dentro. Acho que se os portugueses votassem para eleger o presidente dos Estados Unidos a abstenção teria sido menor.
Acredito que ele tente mudar as coisas no seu país, acredito sobretudo que ele tem vontade de fazer isso, mas quanto à politica externa não me posso esquecer que ele é o Presidente dos Estados Unidos e nunca irá pôr em causa os interesses dos seu país, o que diga-se de passagem é absolutamente legítimo.
O homem quer fechar Guantanamo, falar com os iranianos, sair do Iraque, aumentar a presença militar no Afganistão, criar um fundo para acabar com a pobreza a nível mundial, tomar medidas sérias na protecção do ambiente, criar um sistema de saúde que seja universal, legalizar os emigrantes, diminuir os impostos dos mais idosos, dar aos estados a hipótese de legalizarem, se assim o entenderem, casamentos homossexuais, dar mais financiamento aos estudos sobre a utilização de células estaminais e regulamentar as actividades financeiras.
É de facto uma mudança ambiciosa e apesar de eu acreditar que a América não mudou assim tanto só porque elegeu um presidente afro-americano chamado Barak Hussain Obama, dou o benefício da dúvida a mais este homem que tem um sonho. Espero que ele consiga e que de facto a América tenha mudado e as pessoas não morram só por terem sonhos
Boa sorte Presidente Obama
Saudações
O Viajante

3 comentários:

Carla O. disse...

Estou como tu: 'boa sorte!'
Porque sem dúvida que a sorte dele, influenciará a nossa.
Fui a favor do Obama, no entanto não deixo de esperar para ver...
Gostei da frase relativa à abstenção - concordo contigo e dá que pensar, não achas?
bjs

Anónimo disse...

No dia seguinte as eleicoes americanas, uma das minhas colegas, que por acaso e de origem afro-americana trouxe um balao,o qual colocou na sua secretaria e que tinha a seguinte frase:
"Tomorrow, No Second Thoughts".
Este balao tinha sido das celebracoes da vitoria do Obama durante a noite anterior e na qual ela tinha participado. Alias ela foi direita da festa para o trabalho!
Para ela, bem como para as minhas outras colegas de origem africana, o facto de Barak Obama ter ganho as eleicoes significa uma esperanca renovada. Se ele, sendo afro-americano, conseguiu chegar a tao alto cargo,todas as pessoas de origem africana sentem que agora tem mais possibilidades de conseguirem cargos que dantes eram apenas ocupados por brancos.
Existe um grande movimento de solideriadade, o qual eu admiro.
Outra colega que nao compartilha das mesmas ideias comentou comigo, que achava um exagero da parte delas, porque nao se fala noutra coisa la no trabalho.
O que e certo e que as Congregacoes Cristas de origem africana,ja comecaram a ter reunioes para rezarem e pedirem a protecao de Deus para Barak Obama.
Que Deus o proteja!
Sao

Anónimo disse...

Caro viajante vim ver o seu blogue e não posso deixar de dizer que concordo consigo mais, fiquei terrivelmente espantada pelo facto de os portugueses estarem tão empolgados com as eleições dos estados unidos, será que dava para pensar no nosso país com tantas coisas a acontecerem ao mesmo tempo! isto faz-me lembrar que aumentam as portagens num dia que joga portugal e ninguem se apercebe e por daí em diante mas bom, digo tambem Boa Sorte Obama
salamandra