quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Bombeiros Voluntários II



Foto de estação de bombeiros na Austria


Recordo-me de muitas conversas sobre bombeiros em que os nossos amigos mais “progressistas “, defendiam que isto de bombeiros voluntários era uma característica muito portuguesa muito terceiro mundista e que resultava do estado não querer ou não ter capacidade para assegurar a protecção das populações, até porque nos países mais desenvolvidos tal situação não se colocava.
De facto este movimento de voluntariado a nível dos bombeiros em Portugal já vem desde o século XIX e tem resultado de iniciativas da sociedade civil com a criação de associações humanitárias em quase todo o país que estão próximo das 500.
Mas ao contrário do que muita gente pensava este movimento não é exclusivamente português nem tão pouco terceiro mundista.
Com excepção do Reino Unido onde de facto existem muito poucos bombeiros voluntários na verdadeira acessão do termo, nos restantes países da União Europeia o voluntariado nos bombeiros é levado muito a sério.
Na Alemanha existem mais de um milhão de bombeiros voluntários para apenas 27 mil profissionais. O governo faz campanhas para o recrutamento de voluntários existindo até um manual sobre o assunto.
Na Austria só existem 6 Corpos de Bombeiros profissionais em Vienna, Graz, Innsbruck, Klagenfurt, Salzburg and Linz. Em 2007 4.527 Corpos de Bombeiros Voluntários com cerca de 320 mil homens e mulheres constituiam a espinha dorsal do serviço de socorro na Austria.
A Belgica dispõe de 17 mil bombeiros sendo 5 mil profissionais e 12 mil voluntários, a Holanda dispõe de 26 mil bombeiros 22 mil dos quais voluntários e a França conta com 240 mil bombeiros dos quais 207 mil voluntários, 27 mil profissionais e 9 mil sapadores bombeiros militares.
Portanto o voluntariado nos bombeiros europeus é algo acarinhado e apoiado pelos governos que veem de facto que “O voluntariado nos Bombeiros representa uma forma das pessoas se empenharem na missão suprema de defesa de vidas e bens, o mesmo é dizer, exercerem uma cidadania activa e responsável, alicerçada nos valores da solidariedade, da partilha, do trabalho de equipa e da disciplina funcional”.(Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros in site LBP).
Como qualquer atitude humana esta doação altruista em favor dos outros merece e deve ser reconhecida e recordada sempre.



Saudações



O Viajante

4 comentários:

Carla O. disse...

Nem mais!
E se não fosse o voluntariado, com todos os bons valores e atitudes sociais que acarreta, queria ver como era...
bjs

vitor pereira disse...

muito bem explanado mas,em Portugal apesar de serem movimentações da sociedade civil nem todas as associações foram humanitárias na sua génese, tal como o nosso governo nos impôs agora com esta lei 32/07, pelo que considero um atentado a Democracia e a Liberdade associativa, no entanto parece que muitos dos actuais e carismáticos lideres do movimento associativo em torno dos Bombeiros deve ter os olhos cheios de "ramela " ou optaram por usar palas a Cadafi nos 2 olhos, a não ser que estejam em mira grandes interesses pessoais num futuro a curto prazo
" desabafos de um 0 á esquerda "

joanna disse...

sem duvida que é um trabalho de louvar... só é pena que muitos, mas muitos, usem este trabalho nobre para os seus prazeres...infelizmente tenho provas muito tristes daquilo que digo. È pena que hajam pessoas que se valem disso...Bem hajam os bombeiros honestos e integros.

Viajante disse...

Olá joanna
Claro eu falo por mim que durante mais de 25 anos prestei serviço e também posso falar por alguns colegas que estiveram comigo. Tinhamos uma vontade enorme de ajudar e sofriamos quando não conseguiamos salvar alguém. As razões que levam uma pessoa a alistar-se num corpo de bombeiros são muitas e algumas pouco poéticas. Posso falar-lhe de um rapaz, servente pedreiro que vivia com a sua familia de 6 elementos num casebre com duas divisões e que depois de se ter alistado fazia a maior parte dos serviços nocturnos e os diurnos ao domingo, apenas porque podia dormir numa cama como nunca teve em casa, tinha direito a pequeno almoço e ao domigo tinha direito ao almoço.
Joanna lamento se de facto alguém dentro dos bombeiros a prejudicou espero que apesar de tudo acredite que existem algumas dezenas de milhares de homens e mulheres que repudiam esse facto e estão solidários consigo.
Obrigado pelo seu comentário apareça sempre

Saudações

O Viajante


2008/9/22