domingo, 31 de agosto de 2008

A nossa produtividade


Os portugueses são os menos produtivos da Europa mais um estudo estatístico que nos coloca no primeiro lugar dos últimos.
Claro que a produtividade é medida em função do tempo de trabalho que até há pouco era superior aos outros parceiros europeus .
Então coloca-se a primeira questão: se trabalhamos mais e produzimos menos não será que estamos perante um problema de organização do trabalho?
Se estamos a falar de organização do trabalho então coloca-se a segunda questão: isso não tem que ver com os empresários?
Se isso é da responsabilidade dos empresários coloca-se a terceira questão :porque é eles com os meios de que dispõem não resolveram ainda a situação?
Uma coisa é verdade esta falta de produtividade dos portugueses tem permitido às associações patronais conseguir do poder político uma maior liberalização da legislação laboral e a manutenção salários baixos , com resultados até agora muito reduzidos em termos do aumento do emprego.
Outra coisa tambem é verdade é que a manutenção dos baixos salários não é a resposta aos problemas das empresas porque como diria um eminente economista americano “If you give peanuts all you get are monkeys”.

Saudações

Viajante

1 comentário:

Carla O. disse...

Pertinente, como sempre, meu amigo!
Acho que esta questão tem ainda muito mais que se lhe diga, daí que as questões que aqui deixas sejam deveras pertinentes: porque é que havendo já estas questões não há quem já tenha posto as mãos à obra?
No entanto há empresas que ainda assim, são verdadeiros oásis neste deserto. Porque não se aproveita e aprende com esses exemplos?
Bjs