segunda-feira, 6 de abril de 2009

"O Triângulo da Vida"



Num dos últimos posts "a segurança começa em nós" falei de algumas medidas a tomar em caso de tremor de terra.
Dei algumas dicas sobre quais seriam os melhores lugares na nossa casa que em caso de desabamento do tecto nos pudessem dar mais hipoteses de sobrevivência.
As técnicas de busca, salvamento e primeiro socorro em caso de catástrofe ou acidente grave são processos dinâmicos que desde 1978, altura em que fiz o meu primero curso, até hoje, têm sofrido alterações de metodologias e procedimentos. Por isso nada está completamnete definido e todos os dias em resultado das experiências no terreno surgem técnicas que podem ser úteis.
Assim vou transcrever alguns conselhos de um especialista de seu nome Doug Coppcom, com muitas horas em locais de catástrofe que apresentou um novo conceito a que ele chamou “O Triângulo da Vida”
Segundo ele quando um prédio cai o peso do tecto cai sobre os objectos e móveis esmagando-os, porém fica sempre um espaço vazio em seu redor. A este espaço chamou “O Triângulo da Vida”. Quanto maior for o objecto mais pesado e mais resistente, menos se compactará e maior será o espaço do “Triângulo da Vida” e maiores serão as hipoteses de sobrevivência da pessoa que se deitou ao lado desse móvel ou objecto.
È muito melhor estar fora de um prédio do que dentro dele, porque quanto mais dentro do perímetro do prédio mais certo será que a sua saida esteja bloqueada, tornando a fuga mais difícil senão impossível.
Contudo se estivermos num edifício de varios pisos temos de ter em atenção que para além da proibição de utilização dos elevadores, que irão ficar parados com o corte de corrente que acontece nos sismos de grande magnitude, acontece outro fenómeno as escadas devido às tecnicas de contrução, têm diferentes “níveis de frequência”, e movem-se de forma diferente do resto do prédio dificultando bastante a evacuação dos moradores.
Assim durante o sismo e se não puder sair da sua casa ou local de trabalho tome em consideração o seguinte:
Não se coloque debaixo das vigas das portas deite-se ao seu lado escolha os cantos da casa
Não se coloque debaixo de objectos ou moveis, deite-se ao lado em posição fetal protegendo a cabeça e a cara com as mãos e os braços.
Se estiver na cama role para o lado e fique entre a cama e a parede na posição fetal protegendo a cabeça e cara com as mãos e os braços.
Se estiver na sala deite-se ao lado do sofá ou de um movel resistente na posição fetal protegendo a cabeça e cara com as mãos e os braços.
Se estiver no exterior e por qualquer razão não puder abandonar o local:
Não se coloque debaixo de viaturas ou paragens de transportes urbanos , deite-se ao lado em posição fetal protegendo a cabeça e a cara com as mãos e os braços
Desloque-se bem encostado à parede ou então a uma distância segura que o proteja da queda de algum elemento da fachada.
São mais alguns conselhos a juntar a outros de que já vos falei e que podem ser a diferença entre a vida e a morte. O trabalho dos que salvam é um trabalho sempre inacabado e vocês não fazem ideia da alegria que é salvar uma vida. Só assim se poderá entender imagens como as que vemos muitas vezes na televisão de equipas e populares a baterem palmas no meio da destruição só porque salvaram mais uma vida.




Saudações




O Viajante

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada Viajante
o que aconteceu na Itália mostra bem que a natureza tem a sua ordem, e que não acontece só aos outros! vá-nos dando conselhos para se acontecer algo nos lembremos dos seus conselhos.Não faço ideia do que se deve sentir salvando uma vida mas a todos que o fazem diariamente eu os Saudo e que Deus os abençoe.
Um abraço de alma

Vânia Vidal disse...

Francisco,

Que deus te abençoe e abençoe todas as equipes que prestam socorro em catástofres. Soube do sismo na tua ilha, fiquei preocupada, mas não pude prntamente retornar. Estou atarefada demais e o computador deu para dar defeitos...
Embora no Brasil os sismos sejam raros, não estamos sobre falhas... eles ocorrem em regiões não densamente povoadas, como reflexo dos sismos dos Andes...portanto é sempre bom saber, pois o último que nos assustou, foi sentido na cidade de São Paulo e atingiu 3 graus. Obrigada querido.
bjs
colocarei texto novo lá na Borda...
Feliz semana pacoal!
Vânia

Carla O. disse...

:) Dito e feito!
Obrigada :) Pelo que fica ditro aqui e não só.
Beijinhos