domingo, 24 de agosto de 2008

Mulheres de quarenta


Há alguns dias numa revista de moda vinha um artigo com o titulo “O que as mulheres com mais de quarenta não devem usar”.Neste artigo a sua autora publicava uma lista de peças de vestuário que as quarentonas supostamente não deveriam usar nomeadamente biquini , saias curtas, roupa sem mangas e roupa em pele.
Tanto quanto sei o objectivo da moda é tornar as pessoas bonitas, por outras palavras tem tudo que ver com estética. Portanto, ao considerar apenas o grupo etário o artigo apresenta dois erros: primeiro considera que as mulheres de determinado grupo etário são fisicamente iguais, o que não é verdade e depois não fala do aspecto estético, na medida em que as mulheres com mais de quarenta apenas têm em comum a idade, podem ser altas ou baixas,gordas ou magras, simples ou sofisticadas, lindas ou feias , inteligentes ou não.
Claro que em principio as mulheres acima dos quarenta, pela lei natural das coisas, começam a perder as caracteristicas fisicas que as tornavam atrentes, mas meus caros estamos no século XXI, a industria cosmetica atingiu niveis de sofisticação nunca vistos, o que quer dizer que poderão existir trintonas que não tomem cuidado consigo com aspecto menos jovem do que as quarentonas.
Miudas de quarenta e mais usem tudo que lhes passar pela cabeça, apenas com uma condição: que vos ponha bonitas. Não se preocupem com os homens porque com excepção de uns quantos com questões sexuais por resolver todos eles apreciam a vossa experiência, sofisticação e como diriam os franceses “rafinement”. Tenham em atenção que uma mulher de quarenta tem tudo o que tem uma de vinte mas em dose dupla”.
Quanto aos “especialistas” que “botam” palavra nessas revistas, sugiro que deixem de papaguear o que os supostos gurus da moda dizem e olhem para as mulheres, não as “ideais” ou as "top models" tipo “cabide”, mas as outras com quem nos cruzamos diariamente as esposas as mães as profissionais, aconselhem-nas mas com objectividade para elas ficarem lindas.

Saudações
O Viajante

3 comentários:

Seeker disse...

Obrigado mais uma vez pela coragem de pôr em discussão um assunto pouco confortável para muitas mulheres.
Cada vez mais as mulheres de 40 são onsideradas as antigas mulheres de 30.
Infelizmente ainda existem muito estereótipos relativamente a estes aspectos, quando deviam ser considerados uma questão estética em todas as fases etárias de uma mulher.
Uma mulher de 40 anos pode ficar bem melhor de biquini do que uma rapariga de 18 dependendo da forma em que cada uma estiver.
Vejamos esta questão como uma questão de bom senso e não discriminando as mulheres pela sua idade.
O culto da juventude é uma realidade, mas porque não insurgirmo-nos...

xoxo

Pena é que pouca gente tenha coragem de se manifestar.

Seeker disse...

Tenho uma pequena prenda para ti no meu blog.
Passa lá para ver.
xoxo

Carla O. disse...

Touché! :)
Este mundo precisa de mais homens (e mulheres, porque não?) iluminados como tu.
Bjs